Embora a inteligência artificial (IA) seja uma tecnologia relativamente nova, ela já demonstrou seu potencial disruptivo e deu uma chacoalhada no mercado de software.

De fato, de acordo com o Gartner, até 80% das tecnologias emergentes terão inteligência artificial como componente-chave até 2021.

Inteligência Artificial em Sistemas ERP

A IA permite que os fornecedores de ERP aprimorem seus sistemas usando o aprendizado de máquina e interfaces de linguagem natural. A IA nos sistemas ERP fornece insights de dados acionáveis, permitindo que as empresas melhorem sua eficiência operacional e estratégica.

Um bom exemplo de uma solução de ERP orientada a IA é o CS-iCORP Cloud, que inclui vários micros serviços integrados a uma plataforma de gestão em nuvem. A CS-Consoft introduziu uma série de ferramentas baseadas em IA para sua solução de ERP, incluindo assistentes digitais, acesso avançado e controles financeiros e gerenciamento inteligente de suprimentos.

8 maneiras de melhorar o software ERP com IA

1. Análise Avançada

A capacidade da IA ​​de trabalhar com grandes quantidades de dados permite informações precisas em tempo real. Por exemplo, a IA pode analisar o comportamento de compra de diferentes categorias de clientes, permitindo que você adapte seus produtos ou serviços às necessidades de um determinado público.

2. Gerenciamento de armazém

A inteligência artificial pode testar inúmeros modelos de previsão de demanda com precisão, ajustando-se a diferentes tipos de variáveis, incluindo mudanças na demanda, interrupções na cadeia de suprimentos e introdução de novos produtos.

3. Previsão

As soluções orientadas por IA podem processar dados históricos e fazer previsões para o futuro. Essas ferramentas identificam padrões sazonais em seus negócios, oferecendo sugestões sobre se você deve diminuir ou aumentar a reposição de produtos no varejo, por exemplo.

4. Gestão Financeira

A IA pode automatizar processos trimestrais e mensais e fechar operações, verificando os relatórios quanto à precisão e comparando os saldos das contas entre sistemas independentes.

Por exemplo, o AI pode categorizar os dados da fatura em contas diferentes e discernir a diferença entre uma compra por telefone e uma conta mensal.

5. Processos interdepartamentais

Conectar vendas, estoque e contabilidade não é uma tarefa fácil. No entanto, a IA não se intimida com grandes quantidades e vários tipos de dados, tornando-a a solução perfeita para criar uma plataforma centralizada.

6. Atendimento externos a Clientes

Se sua empresa possui vendedores externos, a IA pode usar informações sobre avaliações de compras dos clientes que estão sendo atendidos, o desempenho e qualificações da sua equipe de vendas, agendar atendimentos e ajudar no planejamento.

7. Recursos Humanos

Outra vantagem do software ERP habilitado para IA é que ele pode ser proativo. Por exemplo, ele pode detectar o que os funcionários precisam de um aumento. Além disso, ele pode analisar dados sobre as habilidades e a experiência dos candidatos, agilizando o processo de recrutamento.

8. Automação de vendas

Os chatbots desenvolvidos pela IA não apenas ajudam os clientes, mas também conduzem todo o triângulo de vendas. Agora, os bots podem lidar com a segmentação e fornecer respostas em tempo real.

Você deve implantar um sistema ERP com recursos de IA?

Embora os sistemas ERP sempre tenham sido capazes de integrar várias funções dentro de uma organização, a IA leva essa integração para o outro patamar. Isso é feito analisando grandes quantidades de dados, fazendo previsões e sugerindo as próximas etapas. Os consultores de ERP da CS-Consoft podem ajudar sua empresa a implantar um sistema de ERP habilitado para IA que aumenta sua eficiência operacional e melhora a experiência do cliente.