Força de Vendas

Força de Vendas

No mundo corporativo da indústria, atacado ou distribuidor o assunto força de vendas deve ter tratamento preferencial no âmbito estratégico. Isto porque ele ajuda o empreendedor a ganhar mais dinheiro, diminuir tempo com atendimento e aprovação de vendas, além de diminuir  uma tremenda dor de cabeça com imprecisão nos pedidos. No setor varejista quando você trabalha com vendedores externos também tem grande aplicação.

O que é força de vendas?

Entende-se por força de venda toda a equipe de profissionais que é utilizada para obter o máximo de resultado em cada oportunidade de venda. E, também, há de se considerar que não é só vender, mas, todo o estreitamento do relacionamento que resulta de cada contato realizado, quer ele seja presencial ou não.

O que é automatizar a força de vendas?

Automatizar a força de venda significa entregar aos seus vendedores ou aos seus representantes comerciais um conjunto de ferramentas, que os ajude e ajude os clientes atendidos por eles a tomarem as decisões mais acertadas no momento da venda como: valores corretos de cada produto, a politica comercial adotada em função da compras em quantidades, forma de pagamento, promoções, repetição de pedidos já realizados, etc. Dessa forma você ajuda sua equipe a cumprir as metas, atende o cliente com produtos mais assertivos, e com isso estreita o relacionamento a longo prazo.

Quais benefícios se tem ao automatizar a força de vendas?

Para a equipe de gestão:

  1. Acompanhar e gerenciar as equipes em campo;
  2. Aprovar ou não cadastro e pedido em tempo real levando em consideração dados cadastrais, limite de crédito e inadimplência;
  3. Digitação zero de pedido de vendas;
  4. Redução de custo com logística por conta de digitação de pedidos errados, e, por conseguinte o envio de produtos também errado;
  5. Com a automatização ao invés de contratar mais vendedores, você potencializa os que você já tem tornando-os mais produtivos, etc.;

Para a equipe de vendas:

  1. Cada vendedor tem o histórico de todas as compras realizadas pelos seus clientes;
  2. É possível saber quantos dias seu cliente não compra de você;
  3. É possível você fazer cadastro de clientes novos;
  4. O cadastro de produtos com todas as informações relevantes, além de complementares estão na palma da mão. Pesquisas mostram que a venda com imagens aumentam, em alguns casos, mais de 20% as chances de vendas;
  5. Fazer pedidos online ou offline;
  6. Sincronizar em campo clientes, produtos, preços e pedidos realizados, etc.;

Na prática como funciona uma força de vendas automatizada?

O processo é muito simples. Basicamente você tem dois ambientes que vamos pontuar logo abaixo:

Ambiente-1: Gestão

Aqui são cadastrados todos os perfis dos vendedores, a política comercial, os produtos, os clientes que serão disponibilizados para as vendas. Vale ressaltar que este ambiente é em cloud (nuvem), e, com isso você pode gerenciá-lo de onde e quando você quiser.

Ambiente-2: Aplicativo Móvel

Aqui de acordo com cada perfil de vendedor poderão ou não serem cadastrados clientes novos, realização dos pedidos, visualizar a geolocalização dos clientes, sincronizar os dados que estão sendo atualizados no ambiente-1 ou vice versa. Analisar as estatísticas de clientes, acompanhamento da aprovação ou não dos pedidos realizados, acompanhar o processo de entrega dos pedidos, analisar a saúde financeira dos seus clientes e o índice de inadimplência.

Importante dizer que se o cliente além de automatizar a força de venda, se ele utilizar o CS-iCORP Cloud (nosso ERP) ele já leva junto o processo de integração total. Caso ele  utilize outro sistema de gestão o processo de integração também poderá ser realizados por intermédio de planilhas Excel. E se ele não tiver nenhum sistema de gestão, a força de vendas tem total independência para operar.

Ficou interessado em conhecer melhor nossas soluções? deixe seu contato que entraremos em contato com você.